Auditoria de Sistemas de Gestão Integrado

Auditoria de Sistemas de Gestão Integrado
Um SGI baseado nas normas ISO tem como objetivo principal fornecer meios e ferramentas que permitam às empresas planejarem, desenvolver, verificar, corrigir e avaliar criticamente suas atividades, buscando melhorias em seus processos e o aumento na qualidade de seus produtos e serviços.

Entre em contato

Fale conosco para saber mais informações sobre os nossos serviços e soluções.

ISO 9001 (Sistemas de Gestão da Qualidade)

A ISO 9001 estabelece diretrizes para implementar com sucesso o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas organizações, quando as mesmas necessitam demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos regulamentos aplicáveis do negócio.

ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental)

A ISO 14001 estabelece diretrizes para implementar com sucesso o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações. Com propostas ligadas à sustentabilidade, as certificações dessa família procuram garantir o equilíbrio e a proteção ambiental por meio da prevenção de falhas e problemas que podem vir a afetar a sociedade e a economia.

ISO 45001 (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional)

A ISO 45001 estabelece diretrizes para implementar com sucesso o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) nas organizações, proporcionando locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, bem como melhorando o seu desempenho.

Benefícios Auditoria
Esses são os

Benefícios da implantação de um Sistema de Gestão Integrado

Mesmo que o foco das três normas seja diferente, existe muitos pontos e abordagens comuns entre elas. Entre os benefícios da implantação de um Sistema de Gestão Integrado, podemos elencar:

Auditoria Ambiental

O procedimento da Auditoria Ambiental foi regulamentado pela RESOLUÇÃO CONAMA Nº 306/2002.

A atuação ambiental responsável das empresas é essencial para evitar problemas graves ao meio ambiente. O consumidor brasileiro e mundial está cada vez mais consciente disso e cobra das empresas o respeito ao meio ambiente, que se transformou em um diferencial importante de mercado.

A auditoria ambiental é um instrumento importante nesse processo, já que pode prevenir danos sérios ao meio ambiente, evitar gastos com multas, correções tardias ou processos judiciais. E, também, funciona como um selo de sustentabilidade para o consumidor.

A Norma Brasileira NBR ISO 14010 (ABNT 1996c) define a auditoria ambiental como um processo sistemático e documentado de verificação executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistema de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria, e para comunicar os resultados deste processo ao cliente.

Conheça os

Tipos de Auditoria

Existem diversos tipos de auditoria ambiental, e as exigências do procedimento variam de acordo com a atividade da empresa, seu porte, localização etc.

A auditoria de conformidade legal, por exemplo, indica se a empresa está cumprindo de forma adequada todas as leis e normas previstas no país e, se for o caso, no estado e no município.

Já a auditoria de acompanhamento visa a apurar se a empresa realizou de forma adequada as correções indicadas na auditoria de acompanhamento legal ou exigidas pelas autoridades. A auditoria de responsabilidade, conhecida em inglês como due dilligence, tem como objetivo avaliar o passivo ambiental da empresa.

É indicada principalmente nos casos de fusões e aquisições de empresas, como apoio à precificação do negócio.

Tipos de Auditoria
×